Bombas de Condensados

Bombas de Condensados: Qual a sua função? A manutenção é importante?

As bombas de condensados são equipamentos cuja função é retirar a água produzida pela condensação dos sistemas de ar condicionado.
São utilizadas, normalmente, em casos onde o aparelho de ar condicionado é instalado em locais com um difícil acesso para o escoamento das águas.

As bombas de condensados são, na sua grande maioria, constituídas por um reservatório para a água, uma bomba de sucção, um tubo de borracha, um tubo de PVC e adesivos específicos para a fixação do equipamento no aparelho de ar condicionado.

A função do reservatório é acumular a água produzida pela condensação. Antes que o reserva´tório comece a sobrelotar, a boia presente no interior do reservatório sobe e ativa o mecanismo de escoamento.
Assim que a boia entra em contato com o detetor, que se encontra na parte de cima do reservatório, a bomba entra em funcionamento sugando e bombeando toda a água acumulada para o local de evacuação, deixando o reservatório vazio e com capacidade para acumular os próximos condensados.

Notas:
1. É importante que o reservatório esteja nivelado (e não inclinado), para que a boia suba consoante a água acumulada no reservatório;
2. Para uma melhor conexão dos diferentes tubos às bombas de condensados recomenda-se a utilização de abraçadeiras, de forma a garantir que as conexões permanecerão bem presas, ainda que com o desgaste dos tubos. 
3. É importante, também, ter atenção e cuidado com a disposição dos tubos durante a instalação. Não convém ficarem dobrados, isso impossibilita o fluxo e interfere na performance do equipamento.

Limpeza e Manutenção

Caso o uso seja constante, recomenda-se a limpeza periódica do reservatório onde ficam acumulados os condensados.

É fundamental manter o reservatório o mais limpo e higienizado possível para um melhor funcionamento da bomba de condensados.

  • Visite o nosso website e entre em contacto connosco para mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *